NOTICIAS

man hand typing keyboard input code for register system

Ciberseguridad: la importancia de la seguridad de la información

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Google+

Para as empresas, a informação é considerada um dos ativos mais preciosos, sendo utilizada em todas as áreas, em todos os produtos, e até mesmo na forma de comunicação com seus clientes. É a fonte principal para tomada de decisões estratégicas na companhia. 

Com o crescimento da necessidade de manter seus ativos digitais armazenados em um ambiente seguro, as empresas voltaram seus olhares para o tema de Cybersecurity, de forma que fosse possível entender a sua necessidade e importância para a sobrevivência do negócio. 

A segurança da informação está relacionada com a proteção de informações, segurança ambiental e segurança física, bem como o alinhamento da área de Tecnologia da Informação, com os objetivos da empresa. 

Entenda o conceito da informação e a importância de mantê-la em segurança

Para muitas pessoas, a informação é um conceito abstrato. No entanto, para as empresas, é conceito muito definido, que se refere a todos os conteúdos que são gerados, através de processos diários, transações internas e externas, atividades dos colaboradores, ou qualquer outro dado que necessita ser armazenado, para posterior consulta. 

No primeiro semestre de 2017, a mídia mundial compartilhava notícias sobre um evento que estava assustando todas as empresas, que se tornou um dos principais incidentes de segurança da informação. 

O sequestro de dados e informação, conhecido como Ransomware, atingiu 74 países, sequestrando dados de diversas empresas, de gigantes em seus segmentos até empresas menores, exigindo o pagamento de uma determinada quantia em bitcoins, para o resgaste das informações. 

No Brasil, muitas empresas nacionais foram alvo desse ataque, e até mesmo os órgãos públicos e hospitais não ficaram a salvo. 

Qual a importância da segurança da informação para as empresas?

A partir de um dos marcos da Cybersecurity, que ocorreu em 2017 com o Ransomware, as empresas focaram seus olhares na necessidade de manter suas informações seguras, para evitar que seus dados fossem expostos, colocando em risco à competitividade no mercado. 

A proteção dos dados da empresa é uma forma de certificar que as informações estão seguras, sem que tenha o risco de prejuízos em relação à imagem, ou até mesmo riscos financeiros. Através da segurança da informação, é possível manter os dados protegidos, contra: 

  • Ataques maliciosos;
  • Vazamentos de informações confidenciais;
  • Entre outros.

Implementar um programa de Cybersecurity dentro da companhia promove inúmeros benefícios, veja os principais a seguir: 

  • Assegurar o sigilo das informações;
  • Proteger as informações sensíveis de clientes, fornecedores e colaboradores;
  • Manter uma imagem positiva com relação a segurança e confiabilidade;
  • Criação de mecanismos para identificar e tratar possíveis ameaças;
  • Proteger informações confidenciais, como: impostos, planejamento estratégico, planejamento financeiro, entre outros;
  • Preservar o relacionamento com outras empresas parceiras. 

Quais são os benefícios da segurança da informação em uma planta industrial?

Existem inúmeros benefícios para a segurança de uma empresa em relação à uma planta industrial. Conheça os principais benefícios: 

  • Garantia da segurança dos operadores, da planta industrial e de toda a comunidade local, principalmente em áreas classificadas de acordo com as normas de segurança (com riscos de acidentes, incêndios, entre outros);
  • Evitar paradas em plena produção, que podem resultar em perdas financeiras, em decorrência da falha no processo de automação;
  • Garantia de acesso apenas para pessoas autorizadas à determinadas dependências, de acordo com a classificação de risco de cada ambiente;
  • Garantia de pleno funcionamento de todos os processos industriais, com segurança de todos os envolvidos, garantindo um produto de excelência. 

Como as empresas estão abordando a segurança da informação e o surgimento de novas ameaças no ambiente digital?

A partir do incidente mundial em 2017, as empresas entenderam a necessidade de implementar um programa rígido de segurança, para evitar que outros incidentes acometam a sua estrutura e comprometam a sua integridade. 

A Deloitte publicou uma pesquisa, a Cyber Surver 2019 na América Latina, que aborda algumas temas relacionados à segurança da informação para entender como as empresas estão visualizando esse cenário, e quais as medidas que estão trabalhando internamente para evitar novas ameaças. 

Os dados revelados pela pesquisa são assustadores, mas passam um panorama real sobre a situação da segurança da informação nas empresas, confira os principais pontos publicados oficialmente pela Deloitte: 

  • Quatro de cada 10 organizações sofreram um incidente de segurança cibernética nos últimos 24 meses. Entre os entrevistados, 70% afirmam não ter certeza da eficácia de seu processo de resposta diante de desses incidentes e apenas 3% realizam simulações para testar suas capacidades efetivas de resposta;
  • Sete de cada 10 organizações implantaram um programa de conscientização sobre segurança cibernética;
  • As organizações da América Latina e Caribe estão aumentando seus orçamentos dedicados à gestão de riscos cibernéticos e à segurança da informação. Oitenta e nove por cento dos entrevistados atribuem uma importância muito alta à gestão de riscos cibernéticos em um contexto de negócios cada vez mais digital;
  • As empresas ainda possuem capacidades limitadas de monitoramento de segurança cibernética e inteligência de ameaças. Apenas 31% das empresas colocam em prática medidas de inteligência para detectar riscos e compartilham ameaças com outras organizações.

Pesquisa publicada pela Deloitte América Latina em seu site oficial

A partir dessa pesquisa, é possível concluir que as empresas ainda precisam reforçar seus processos internos a fim de garantir a segurança da informação. Mas, que os primeiros passos já foram dados, já que uma parcela das empresas que participaram do estudo, já está investindo em programas de conscientização sobre Cybersecurity. 

Além disso, as empresas estão aumentando o orçamento, para comportar novos investimentos em Cybersecurity, principalmente nas empresas latinas e do território caribenho.  

Agora que você já entendeu a importância da Segurança da Informação! Conheça um pouco mais sobre a história da Iastech

Buscar

Categorías

Novidades

Tags

Soluções Tecnológicas para maior Produtividade

iastech automacaoindustrial

PRESUPUESTO

Complete a continuación la información de su necesidad (proyecto o servicio), que nos pondremos en contacto con usted.