NOTÍCIAS

shutterstock

RASTREABILIDADE COMO MOTOR DE SUCESSO

Compartilhe:

Facebook
Twitter

Garantindo a qualidade e segurança do produto e a fidelidade do cliente

As cadeias de abastecimento do século 21 têm se tornado cada vez mais fragmentadas e geograficamente dispersas, demandando novas soluções de gestão de informação capazes de garantir o funcionamento coeso dos diversos atores envolvidos. Nesse contexto, a implementação de soluções de automação e integração de sistemas que possibilitem a rastreabilidade de produtos e suas partes/insumos é prioritária.

 

O conceito de rastreabilidade pode ser definido, basicamente, como a capacidade de reconstruir o percurso de um determinado produto (e/ou suas partes) desde sua origem até seu uso final. Aqui, podem ser incluídas uma miríade de informações sobre a logística e o processo produtivo, incluindo: fornecedores, matéria-prima, lote/batelada, parâmetros de qualidade, condições de armazenamento, operadores, acessos aos sistemas e qualquer outra informação que se julgue pertinente.

 

Em outras palavras, podemos pensar na rastreabilidade como o registro do histórico de ponta-a-ponta de um produto.

 

Obviamente, a implementação de sistemas de rastreabilidade depende da vinculação inequívoca e precisa entre um produto físico e sua versão digital. Tal conexão é possível pela automação industrial dos processos de etiquetagem utilizando QR code ou códigos de barra. Ou seja, não existe rastreabilidade sem a integridade e a legitimidade das informações coletadas durante todo o processo de produção e logística dos produtos.

 

Mas afinal, quais são os benefícios da rastreabilidade e de tantas informações sobre um produto?

 

A princípio, a quantidade de informação gerada por sistemas de rastreabilidade pode parecer desnecessária, mas certamente esse não é o caso. A agregação de informação traz uma série de benefícios, incluindo: maior segurança para o consumidor final; proteção de marcas; garantia de qualidade de produto; cumprimento de requisitos regulatórios; transparência de comunicação com cliente, investidores e stakeholders; fidelização de consumidores; entre muitas outras.

 

ORQUESTRANDO CADEIAS PRODUTIVAS COLABORATIVAS

O crescimento e sucesso de empresas nos tempos atuais está intimamente ligado com sua capacidade de trabalhar em arranjos com diversos players, sejam estes empresas colaboradoras, fornecedoras ou parceiras. Para que esta operação conjunta ocorra com fluidez é preciso manter uma comunicação ativa e garantir a acessibilidade a dados de interesse comum, on-line e real time.

Nesse sentido, a implementação de rastreabilidade de produtos é essencial.

 

Idealmente, é importante considerar, por exemplo, o compartilhamento do sistema de etiquetagem entre os parceiros externos, evitando-se assim a re-etiquetagem, promovendo maior integração na cadeia produtiva.

 

Soluções como estas promovem maior precisão e eficiência no compartilhamento de informações essenciais à gestão de linhas de produção e estoques, garantindo o funcionamento bem engrenado da empresa.

 

ATENDENDO A DEMANDAS REGULATÓRIAS

 

O monitoramento e rastreamento de produtos são dois princípios fundamentais para indústrias com alto rigor regulatório, tais como a farmacêutica e a de alimentos e bebidas. Nessas indústrias, a manutenção de um histórico detalhado e identificação dos lotes de produção e seus insumos é o que permite a vigilância da qualidade e a segurança do consumidor final. Por exemplo, em casos de recolhimento de produtos defeituosos, tais informações são cruciais para direcionar esforços com eficiência, para assim evitar grandes prejuízos.

 

Nesses casos, a ausência de sistemas de rastreabilidade é gravíssima, além de ilegal, podendo causar sérias consequências à empresa.

 

No Brasil, as empresas farmacêuticas são legalmente obrigadas a manterem seus medicamentos devidamente rastreados junto ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).  Uma das diretrizes na produção de medicamentos no Brasil é a 21 CFR Part 12 Electronic Record and Eletronic Signatures, uma norma do órgão regulamentador norte-americano FDA, para garantir a integridade e legitimidade das informações durante todo o ciclo de vida do produto.

 

Vale aqui destacar que, recentemente, no dia 18 de agosto de 2021, a ANVISA aprovou a Instrução Normativa que traz novas exigências de rastreabilidade para medicamentos, que passarão a valer a partir de abril de 2022.

 

O EFEITO AMAZON

 

O chamado “Efeito Amazon” fez com que os consumidores subissem a barra quando o assunto é rastreabilidade, elevando as exigências do varejo quanto à transparência e às especificações dos produtos, demandando, por sua vez, pela rastreabilidade dos processos produtivos industriais.

 

Hoje, o esperado é ter visibilidade completa e em tempo real sobre quando e como seu produto está sendo transportado, por exemplo. Para tanto, todos os processos de transferência de material e pagamentos devem estar devidamente registrados, construindo um histórico do produto desde sua origem até o destino final.

 

Cabe frisar que, com a pandemia de COVID-19 diversas empresas se viram diante do desafio e da oportunidade de colocar seus negócios na internet. Com esse boom on-line no uso de transporte de produtos, a expectativa da visibilidade se tornou generalizada, colocando a rastreabilidade como uma condição para o sucesso de praticamente qualquer negócio.

 

TRANSPARÊNCIA COMO VALOR DE MARCA

 

A implementação de sistema de rastreabilidade também contribui com uma maior transparência na divulgação de informações sobre uma empresa, em especial sobre sua cadeia de abastecimento. Uma empresa pode usar o histórico de seus produtos para dar visibilidade quanto aos fornecedores envolvidos e aos critérios de qualidade do produto e suas partes/insumos. Ao fazer isso, é possível demonstrar transparência quanto aos investimentos em sustentabilidade e responsabilidade social, o que pode jogar a favor da imagem da marca de uma empresa, fidelização dos clientes e melhorando a comunicação com investidores e stakeholders.

 

Um exemplo interessante desse tipo de uso de rastreabilidade e transparência é a iniciativa Nike manufacturing map, no qual a Nike divulga a lista de todos seus fornecedores no mundo, disponibilizando dados sobre a distribuição de gênero, status de imigração e idade de seus funcionários.

 

TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA RASTREABILIDADE

 

No campo tecnológico das soluções de rastreabilidade, uma das tecnologias que mais tem ganhado destaque é o Blockchain. Por causa de sua capacidade de geração de históricos de transação entre participantes em uma rede de forma imutável, segura e transparente, o Blockchain é uma tecnologia que cai como uma luva para garantir rastreabilidade.

 

Apesar de ser uma tecnologia relativamente recente, muitas empresas vêm investindo no desenvolvimento de soluções nessa tecnologia. Um exemplo é o sistema Cello Trust da Samsung que promete total transparência e rastreabilidade de seus produtos. No mercado de alimentos, o Walmart e IBM têm investido esforços conjuntos para estabelecer um sistema de rastreabilidade que permite identificar rapidamente o produtor dos alimentos nas estantes de mercado.

 

Seja baseado ou não em Blockchain, o fato é que os sistemas de rastreabilidade representam hoje um elemento indispensável para as empresas. Por um lado, sua contribuição marcante para gestão e organização eficientes de redes complexas de cadeias produtivas e de abastecimento tornam a rastreabilidade indispensável. Por outro, ao promover transparência e segurança dos produtos para o consumidor, fazem dela um instrumento poderoso na relação e fidelização de clientes.

 

A IASTECH tem expertise na automacaoindustrial de sistemas de rastreabilidade.

 

Fale com nossos especialistas.

 

Referência Bibliográfica

[ https://www.samsungsds.com/la/blockchain-logistics-platform/cello-trust.html]

[ https://www.hyperledger.org/learn/publications/walmart-case-study]

[http://manufacturingmap.nikeinc.com/

 

 

 

 

 

iastech automacaoindustrial

Orçamento

Preencha abaixo as informações da sua necessidade (projeto ou serviço), que entraremos em contato.